Bolo e Guaraná

Não é surpresa que eu gosto muito de filmes e livros que tem como tema viagens no espaço e seus mistérios. De romance policial à drama, gosto de todos, até os de produção extremamente duvidosa são muito interessantes.


No entanto, existe algo neles que eu fico sempre... Incomodada. Não é o barulho dos lasers no espaço, não é a anatomia de muitas espécies. É algo que nesse minuto, eu não lembro de nada que eu tenha visto ou lido abordando o tema. Me corrijam se houver ''no livro 763 do Guia do Mochileiro das Galáxias'' mas eu realmente não lembro. Aliás eu nem lembrava como é que se escreve um texto, mas cá estamos.


Rufem os tambores... O tema é...

Aniversários. Eee o que vem com eles... A idade.

Será que eles comemoram aniversário? Como eles comemoram, onde, e principalmente: QUANDO??? Parece besta mas eu comecei a ficar com isso na cabeça às 17:30 do dia 24 de Junho de 1999 - ou quase isso- quando o menino Anakin no primeiro ep. de Star Wars encontra com Padmé. Pra quem não entendeu, eu vou explicar: mentira rsrs melhore e leia na wikipedia, não to nem pedindo pra assistir.


Voltando ao que importa, o aniversário é quando o planeta completa uma volta inteira em torno do Sol no dia e mês de algo, seja o nascimento de alguém ou algum evento. Alguns antropólogos dizem que comemoramos aniversários desde o Egito Antigo, há cerca de 3000 a.C. Dizem que no início, era apenas uma data comemorada para as pessoas de poder e Deuses. Depois, o costume se espalhou para todas as classes.

E por falar em aniversário, não podemos deixar de lado o BOLO, item principal da comemoração; diria até mais importante que o aniversariante. Essa figura central e suas velinhas, datam da Grécia antiga onde todo dia 6, fazia-se uma festa em homenagem à Deusa Artemis. Velas eram postas em cima de um bolo de mel e um tipo de pão, simbolizando a lua cheia (símbolo da Deusa), e a fumaça feita pelo fogo, carregava as preces dos fiés até os céus.

Esse costume foi reaparecendo com o tempo em vários outros lugares para a comemoração de aniversários pessoais, coletivos ou de outros cultos como o Cristão.



Sim, expliquei o conceito de aniversário e tive preguiça de explicar sobre Star Wars.

No enredo, quando Anakin conheceu Padmé, ele tinha 9 anos e ela, 14. A diferença de idade é bem pouca se fossem pessoas mais velhas entretanto especificamente nessa faixa etária, é enorme.

Mas afinal, o Anakin realmente tinha 9 anos? O lugar onde ele mora - Tatooine - têm dois sóis. Dois. Então, como calculam a idade dos seres ao redor das Galáxias?


Imagina aquela galera que gosta de aplaudir o pôr-do-sol aplaudindo duas vezes.


Não só no universo Star Wars (o que me leva a pensar também se o ''baby Yoda'' Grogu tinha realmente 50 anos ou 5) mas em qualquer filme com a temática.



Partirculamente, eu não gosto do meu aniversário. A idéia de pessoas se sentirem obrigadas à me parabenizar por ter conseguido nascer e sobreviver até ali me é estranha (apesar de fazer sentido morando no Brasil). Pessoas que não falam comigo durante 364 dias e não se interessam na sua vida. Mas convenhamos que existem coisas maravilhosas que conseguem fazer a gente deixar isso de lado: Bolo, salgadinhos, um refrigerante gelado e presentes. Aliás, presentear alguém quando levado à sério, significa que aquela pessoa tirou um tempo da vida dela para pensar em você. Outro favorito meu é a arte de um ''parabéns a você'' espontâneo e bem cantado onde embala-se o ''é pique ou big(???)'', o ''Parabéns da Xuxa, ''derrama senhor'', ''feliz aniversário meu amor'', ''hoje é aniversário do Taiada'', ''aha-uhu'' entre outros. mas agora, deixando a comemoração que é diferente de cultura para cultura de lado, nós envelhecemos.



Seres que vivem viajando pela galáxia, dependendo de onde estão, envelhecem mais rápido que outros. Cada ser teria algum tipo de relógio especial que conta os dias de acordo com sua espécie? E se em algum planeta a maioridade penal for 90? e se for 5? Teria então um grande conselho onde cada espécie diferente é catalogada, calculada a idade média e idade de maturidade cerebral? Tenho muitas perguntas e nenhum roterista com a ~resposta rs.

E se não existissem aniversários e o conceito de passagem de tempo para a espécie humana como conhecemos, quantos anos você diria que realmente tem?



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
mancha2.png